Igreja nas casas não é mudar o local de reunião dos templos para as casas. Igreja nos lares é viver como igreja em sua família. É viver o evangelho de Cristo dentro de casa: louvar a Deus no lar, ministrar a palavra de Deus para os filhos e esposa e vice versa. Estudar e ensinar a bíblia dentro da família. Onde o pai assume seu papel de sacerdote do lar e a esposa sua ajudadora idônea. Onde os pais têm seu coração convertido aos filhos e os filhos aos pais, conforme Malaquias 4:6, que diz:
“E ele converterá o coração dos pais aos filhos, e o coração dos filhos a seus pais; para que eu não venha, e fira a terra com maldição”.
Igreja nas casas é devolver a igreja para seu verdadeiro berço: a família.
Igreja nos lares não é um local de reunião. A igreja não precisa de um local para ser igreja.
Igreja não precisa de nome para ser igreja. Igreja já tem nome, o nome da igreja é: igreja
O que se tem observado é que, quando os crentes vão aos cultos, o comportamento no templo é um…mas quando o culto termina e vão para suas casas, acaba-se o culto e volta-se à sua vida normal: não se ora, não se cultua a Deus, não se louva ao Senhor, o marido trata mal sua esposa e vice versa. O comportamento no “culto” é um e em casa é outro bem diferente.
Nossa visão é viver na família como se estivéssemos na igreja e na igreja como se estivéssemos na família. Viver a vida de Cristo na família. É restaurar os relacionamentos entre maridos, esposas e filhos, segundo os padrões bíblicos.
Igreja nas casas é os pais assumindo seu papel de educar os filhos nos caminhos do Senhor e não deixar este tesouro ao encargo apenas das escolas bíblicas, não obstante serem elas muito importantes. Mas não se deve achar que o ensino bíblico seja responsabilidade de escolas bíblicas. Esta é uma responsabilidade dos pais.
Igreja nas casas é o grande desafio de ser um verdadeiro cristão no seu próprio lar: testemunhar, servir, ser manso, humilde, expressar o caráter de Cristo, evangelizar os filhos (Nossos filhos não nascem cristãos). Ser cristão no culto é fácil, aliás lá você não precisa mostrar que é crente! Igreja nas casas é você ser um verdadeiro cristão em sua casa. É o nosso grande desafio!
Em suma: Igreja nas casas não é mudar o local de reunião dos templos para as casas, mas viver como igreja em nossas casas.
Igreja nas casas é o projeto de Deus de espalhar o evangelho a todas as nações, conforme Gênesis 12:3:
“E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra”.